Doença periodontal é uma doença infecto-inflamatória que acomete os tecidos de suporte (gengiva) e sustentação (cemento, ligamento periodontal e osso) dos dentes. Caracteriza-se pela perda de inserção do ligamento periodontal e destruição dos tecido ósseo adjacente.
Ela é causada pelo acúmulo de placa bacteriana que se forma sobre os dentes. A higienização adequada, com escovação e uso de fio de dental, já é o suficiente pra remover o acúmulo de placa. Quando a placa não é removida, ela pode endurecer e se transformar em tártaro e neste caso será necessário fazer uma raspagem periodontal manual e/ou com equipamento de Ultrasom.
A doença periodontal se inicia como uma gengivite e pode evoluir para uma periodontite.
Gengivite
Esse é o primeiro estágio da doença. É a inflamação da gengiva, causada pela placa bacteriana. Você poderá observar vermelhidão ou inchaço da gengiva ou até sangramento durante a escovação ou uso do fio dental. Nesse primeiro estágio, a doença periodontal pode ser revertida desde que o osso e os ligamentos periodontais que seguram o dente não tenham sido afetados.
Periodontite
Nesse estágio a gengiva começa a formar uma bolsa embaixo da margem gengival, que favorece o crescimento da placa. A doença podem ter seu curso alterado e/ou agravado por outros fatores, tais como oclusão traumática e alterações de ordem sistêmica. Um tratamento periodontal adequado e melhora da higiene bucal normalmente ajudam a evitar mais danos à gengiva, aos tecidos de suporte e ao osso.
Caso o tratamento periodontal não seja feito adequadamente o paciente corre o risco de perder o dente.
Tratamento das doenças periodontais
Para o tratamento das doenças periodontais se faz necessário o diagnóstico pelo Cirurgião-Dentista. No estágio inicial, o tratamento pode incluir desde a instrução da higiene oral à raspagem supragengival. Em estágios avançados se faz necessária a raspagem subgengival dos tecidos dentais mais apicais em ralação a raiz do dente.
O objetivo dos procedimentos é a remoção do principal causador que é o biofilme bacteriano acumulado nas superficies dentais devido à má higienização oral, podendo gerar cálculos dentais supra e/ou subgengivais, os quais são fatores retentivos aderidos às superfícies dos dentes. Há também, dentro dos casos avançados das doenças periodontais, a necessidade de cirurgias periodontais ,e, às vezes, antibioticoterapias.